Direção: Steve Shill
Atores: Idris Elba, Beyonce Knowles, Ali Larter, Jerry O´Connell, Bonnie Perlman
Duração: 109 min
Nota do Marcola: 8,0
Quando eu estava na 5ª ou 6ª, minha professora de história nos tirou da sala para vermos 2 filmes. “O Grande Ditador” e “Tempos Modernos” os dois do grande Charlie Chaplin, pode ser que eu não tenha entendido muito bem, mas os filmes não tinham muito a ver com a matéria. Achei a aula daquele dia péssima, mas tinha adorado aos filmes, ou seja, minha aula de história foi 0, mais a aula de cinema que ganhei foi nota 10. O filme “Tempos Modernos” mostra Carlitos (em sua última aparição no cinema) enfrentando a difícil tarefa de lidar com a vida na época da indústria. Ele sofre com uma máquina feita para a pessoa almoçar sem usar as mãos, trabalha tanto que fica co L.E.R. e quase é engolido no meio das engrenagens de uma máquina gigante (numa das cenas mais famosas da história do cinema). Carlitos também conhece uma namoradinha, e com ela na segunda parte do filme traz ao espectador várias cenas que nos fazem refletir sobre as diferenças sociais, até onde devemos ir por dinheiro, e outros assuntos mais "cabeças". Mesmo sendo gravado quando o cinema já tinha som, Carlitos continua sem falar, o filme tem som mas não apresenta diálogos. Mesmo assim demonstra o jeito simples e gostoso que Chaplin descobriu de fazer cinema.
“O Grande Ditador” apresenta Chaplin, mais fazendo outro papel, esse filme já apresenta diálogos e mostra o grande Charles Chaplin como oficial do exército de um país fictício que perde a memória e acaba sendo confundido com o chefe daquele páis. Muito legal com as mesmas piadinhas agua com açúcar mais que agradaram muito um menino de 12 anos e ainda agradam a muitas pessoas. Devido a esse filme atrevido para época Chaplin foi expulso dos EUA. Este clássico mostra outra cena muito conhecida no cinema que é a do ditador brincando com um globo terrestre.
Este é o último filme de nossa série especial e não é um filme do Chaplin e sim sobre ele. Assisti devido a uma indicação e quando resolvi assistí-lo foi muito difícil encontrá-lo. O filme traz Robert Downey Jr. em ótima performasse mostrando que ele também entende de comédia. Toda a vida de Charlie é contada desde sua infância, a viagem para os EUA, sua paixão pelo cinema, como ele conseguiu entrar para as telas com seu ótimo papel de bêbado. O filme nos mostra um Charlie velho que está escrevendo suas memórias e lembra seus tempos passado. Muito gostoso e muito bem feito. Assista e se divirta.